A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL / THEORY AND PRACTICE IN THE DEVELOPMENT OF GEOGRAPHY TEACHERS THROUGH DISTANCE EDUCATION MODALITY
Resumo
O presente trabalho relata a experiência realizada ao longo do
curso de formação de licenciandos nas disciplinas de Teoria e Prática em
Geografia no sistema semipresencial do curso de Licenciatura em
Geografia da UERJ/CEDERJ. Objetiva-se destacar a importância da
transposição didática especialmente em um curso na modalidade EaD, na
forma como a entendemos, na qual o aprendizado não acontece de forma
acidental, mas, ao contrário, requer planejamento e técnicas
específicas, ocorrendo fora dos espaços convencionais de ensino,
considerando que a comunicação se dá por meio de diferentes tecnologias.
A metodologia foi alicerçada nas bases teóricas do construtivismo e do
sociointeracionismo. A intenção é contribuir para uma melhor preparação
dos licenciandos, para que eles atuem em um sistema de educação
inclusiva, no âmbito do qual a pluralidade de subjetividades e saberes
seja privilegiada, mesmo com a ciência das dificuldades e dos desafios a
serem enfrentados no contexto de formação de professores.
Palavras-chave
educação a distância; transposição didática; processo ensino aprendizagem; formação de professores.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/geouerj.2018.35640
Direitos autorais 2018 Glaucio José Marafon, Anercelia Martins, Vanilda Teófilo
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ISSN: 1415-7543 | E-ISSN: 1981-9021 | JournalDOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj



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