OS IMPACTOS DAS INOVAÇÕES INSTITUCIONAIS NO PROCESSO DE PROMOÇÃO ECONÔMICA: O MARKETING TERRITORIAL NO MUNICÍPIO DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES/BAHIA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar os impactos das
inovações institucionais para o desempenho econômico do novo município
de Luís Eduardo Magalhães/ Bahia, emancipado em 2000. Para tanto, foi
tomada como base de análise a promoção do marketing territorial de
atração de indústrias que vem sendo desenvolvida desde 2001, ano em que o
referido município foi oficialmente instalado. O marketing territorial
aplicado neste município faz parte de ações estratégicas institucionais
de caráter empresarial e competitivo que passaram a ser postas em
prática em muitas localidades brasileiras, após o processo de
descentralização (com a Constituição de 1988), nas quais o território é
considerado como sendo uma mercadoria. Para a análise do marketing
territorial adotamos um modelo de estratégias institucionais que se
baseia no papel do contexto, dos recursos territoriais e nas ações
institucionais. Em relação às ações institucionais, foram destacadas as
de promoção, de acessibilidade e de incentivos de uso do território.
Palavras-chave: Instituição. Município. Território. Marketing territorial. Estratégias institucionais.
Palavras-chave: Instituição. Município. Território. Marketing territorial. Estratégias institucionais.
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Geografia, Rio Claro, SP, Brasil - pISSN 0100-7912 - eISSN 1983-8700 está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >