ADAPTAÇÃO DO JOGO WAR® COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – WARGEO
Resumo
Atualmente, os professores da educação básica encontram cada vez mais dificuldades de relacionar os conhecimentos curriculares ao cotidiano do estudante, principalmente devido ao perfil das novas gerações. O processo acelerado de conhecimento, produzido pelas novas tecnologias entra muitas vezes em conflito com a estrutura curricular das escolas. Assim, para acompanhar o desenvolvimento educacional, o professor necessita ser criativo e utilizar novas metodologias de ensino. Entre as diferentes técnicas de ensino-aprendizagem está o desenvolvimento de jogos didáticos. Neste estudo, foi feita a adaptação de um jogo aplicado ao ensino da Geografia do Mundo, a partir das regras e modelo do jogo tradicional “WAR®”. Foi construído um tabuleiro com o mapa mundi e demais materiais necessários para a aplicação do jogo, as regras são semelhantes às do jogo “WAR®”, mas adaptadas ao novo jogo. Para avaliar a aplicabilidade e eficiência deste novo método, o jogo foi aplicado em estudantes de Geografia do ensino fundamental. Foi realizada uma avaliação antes e após o desenvolvimento, a fim deve avaliar o aprendizado. O principal resultado consistiu na melhoria do aprendizado pelos estudantes. Confirma-se, portanto, que com este jogo foi desenvolvida uma nova metodologia de ensino de geografia aplicada ao ensino fundamental.
Texto completo:
PDFReferências
AEBLI, Hans. Didática psicológica: aplicação à didática da psicologia de Jean Piaget. 3ª. Edição – São Paulo: Ed. Nacional, 1978.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia de informação e comunicação na escola: novos horizontes na produção escrita. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2004, vol.12, n.43, pp. 711-725
ALMEIDA, Jacqueline Praxedes; ROCHA, Illana Silva; PEIXOTO, Sara Alcantara. UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE GEOGRAFIA E DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS EM CLASSES REGULARES. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 2013, 3.5: 98-118.
ANTUNES,Celso. Novas maneiras de ensinar – novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
______Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUTTENBENDER, Maiara Dias. Professores ativos e passivos no uso de facebook como ferramenta virtual nos processos pedagógicos. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências: 15 a 17 de outubro de 2012
CALLAI, H.C. Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais de ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, 2005. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005 247 Disponível em
CASTROGIOVANNI, A.C.et all, Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2ª. Edição – Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Porto Alegre: 1999.
DA SILVA, Christian Nunes. FERRAMENTAS APLICADAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA: O ATLAS GEOGRÁFICO DIGITAL, O WEBGIS E OS JOGOS DIGITAIS INTERATIVOS. GEOSABERES-Revista de Estudos Geoeducacionais, 2013, 4.7: 50-60.
DA MOTA RODRIGUES, Lucinalva Ferreira, et al. APRENDENDO BRINCANDO: O PIBID ED. CAMPO CHS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.
FONTANA, Roseli. Psicologia e trabalho. São Paulo: Atual, 1997.
GOULART, Iris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor.; 8ª ed.Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
POZO, Juan Ignacio. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998
MORAES, Roque e GOMES, Vanise. Uma unidade de aprendizagem sobre unidades de aprendizagem. In: GALIAZZI, Maria do Carmo, AUTH, Milton; MORAES, Roque e MANCUSO, Ronaldo (Orgs.). Construção curricular em rede na educação em ciências: um aposta de pesquisa na sala de aula. Brasil, 2007.
PEREIRA, Francisco Ielos Fautino, Sergiano de Lima ARAUJO, and Virginia Celia Cavalcante de HOLANDA. AS NOVAS FORMAS DE SE ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA: OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. GEOSABERES-Revista de Estudos Geoeducacionais 2.3 (2011): 34-47.
SILVA, Vládia da e MUNIZ, Alexsandra M.V. A GEOGRAFIA ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS: O USO DAS MAQUETES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62-68, jan. / jun. 2012.
VERRI, Juliana Bertolino. A utilização de jogos aplicados no ensino de geografia. Revista Percurso – NEMO Maringá, V.1, n.1, p. 65-83, 2009.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores/ L.S. Vigotski, organizadores Michael Sole (et all); tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche – 7ª Edição – São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007.
ZACHARIAS, A.A. et all. O lugar no Mundo, o Mundo no lugar: contribuições das linguagens e representações gráficas para o estudo e compreensão da dinâmica espacial municipal.In: 12o. Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevidéu. Anais. Montevidéu, 2009. Disponível em http://egal2009.easyplanners.info/area03/3286_ZACHARIAS_Andrea_Aparecida.pdf
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499422138
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexações e Bases Bibliográficas



