ADAPTAÇÃO DO JOGO WAR® COMO FERRAMENTA DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA – WARGEO

Rafael Roehrs, ​Úrsula Freitag Gasparotto Denardin, Dandara Fidelis Escoto, Elton Luis Gasparotto Denardin

Resumo


Atualmente, os professores da educação básica encontram cada vez mais dificuldades de relacionar os conhecimentos curriculares ao cotidiano do estudante, principalmente devido ao perfil das novas gerações. O processo acelerado de conhecimento, produzido pelas novas tecnologias entra muitas vezes em conflito com a estrutura curricular das escolas.  Assim, para acompanhar o desenvolvimento educacional, o professor necessita ser criativo e utilizar novas metodologias de ensino. Entre as diferentes técnicas de ensino-aprendizagem está o desenvolvimento de jogos didáticos.  Neste estudo, foi feita a adaptação de um jogo aplicado ao ensino da Geografia do Mundo, a partir das regras e modelo do jogo tradicional “WAR®”.  Foi construído um tabuleiro com o mapa mundi e demais materiais necessários para a aplicação do jogo, as regras são semelhantes às do jogo  “WAR®”,  mas  adaptadas ao novo jogo. Para avaliar a aplicabilidade e eficiência deste novo  método,  o  jogo  foi   aplicado   em  estudantes  de  Geografia  do  ensino fundamental.  Foi realizada uma avaliação antes e após o desenvolvimento, a fim deve avaliar o aprendizado. O principal resultado consistiu na melhoria do aprendizado pelos estudantes.  Confirma-se, portanto, que com este jogo foi desenvolvida uma nova metodologia de ensino de geografia aplicada ao ensino fundamental.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236499422138

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