A A MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E OS IMPACTOS NA ORGANIZAÇÃO SOCIOESPACIAL DO MUNICÍPIO DE TOROPI-RS
Resumo
A modernização da agricultura resultou em considerável impacto para a organização socioespacial do Brasil e, especificamente, para o Rio Grande do Sul. Deste modo, este trabalho aborda as transformações oriundas do incremento produtivo de algumas atividades agrícolas, somada à utilização de agrotóxicos, à inserão de maquinários e à expansão do êxodo rural, o que evidencia as alterações produtivas ocasionadas no município de Toropi-RS. Nesta unidade territorial, aproximadamente 60% das propriedades rurais possuem, na produção fumageira, a sua principal atividade econômica. O setor primário obteve incremento no cenário local devido à dificuldade dos produtores familiares em se modernizarem e permanecerem produzindo soja. Além disso, a presença de agroindústrias, no munícipio, tem promovido a reorganização espacial e, por conseguinte, marcado o "novo rural" no panorama local.
Downloads
Copyright (c) 2020 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.