A Produção Contraditória do Espaço Urbano: A Igreja e os Movimentos Sociais na Cidade do Crato – Ceará
Resumo
O presente trabalho discute como as contradições internas da Igreja do ponto de vista político-ideológico se materializam e produzem um espaço contraditório na cidade do Crato - Ceará. Para tal investigação, parte-se do papel da Igreja como incorporador/promotor imobiliário, proprietário fundiário, atuante no campo dos serviços de saúde, educação, turismo, dentre outros. Contraditório a isso, outra importante forma de produção do espaço urbano se dá na lógica da Igreja libertadora, ou seja, a partir da teologia da libertação, como é o caso das ações das CEB’s e da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Para compreender essa discussão parte-se do materialismo histórico e dialético como fundamento metodológico de compreensão da realidade. Utilizou-se procedimentos como leitura bibliográfica, registro fotográfico, entrevistas semiestruturadas, elaboração de mapas, pesquisa documental, etc. Dessa forma, destaca-se que a contradição interna político-ideológica da Igreja se materializa no espaço geográfico também de forma contraditória.
Downloads
Copyright (c) 2016 João César Abreu de Oliveira FIlho, Otávio José Lemos Costa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).