ETNOGEOGRAFIA POTIGUARA DA PARAÍBA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS INDÍGENAS
Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a Etnogeografia
Potiguara da Paraíba, tendo como referência a Educação Escolar Indígena.
A educação indígena pode ser analisada como uma estratégia de
resistência desses povos. Assim, o ensino diferenciado se coloca como um
instrumento tanto político-pedagógico quanto social. A busca por uma
educação escolar indígena requer mudanças em diretrizes, objetivos,
currículos e programas mais adequados à realidade indígena. Além dessa
mudança na estrutura pedagógica, a escola indígena é construída a partir
da inter-relação entre professor, aluno, direção, lideranças e
comunidade. Os povos indígenas Potiguara tem sua forma particular de
educação, portanto não poderiam e nem deveriam continuar a viver
subordinados a absorver os valores e os saberes da cultura dominante,
sem poderem expressar a sua cultura para seu povo e para a sociedade.
Daí a necessidade de uma educação escolar indígena que venha contemplar a
riqueza cultural desta etnia. Os povos indígenas Potiguara habitam o
litoral norte da Paraíba desde a chegada dos colonizadores europeus e
possuem uma das maiores populações indígenas do Nordeste etnográfico do
Brasil. A abordagem da geografia e a sua metodologia de ensino nas
escolas de educação diferenciada dos Potiguara pode e deve contribuir
significativamente para (re)afirmar a identidade étnica e cultural
destes povos. A geografia é de suma importância também para os
Potiguara, pois, ela está presente no cotidiano desses povos, seja nos
rituais, na pesca, na caça, na religião, nas plantações, nas atividades
domésticas e em outros momentos que constituem o processo de produção do
espaço e a territorialidade desses povos. Sendo as temáticas mais
significativas para a geografia e para o ensino de geografia nas aldeias
Potiguara: a questão territorial, a dinâmica natural (vegetação, clima,
relevo, hidrografia), a questão socioambiental e a valorização da
sabedoria do seu povo. A partir dessa abordagem, acreditamos que a
geografia tem como contribuir para melhorar, ampliar e valorizar o
conhecimento que os índios já possuem em relação ao seu território,
estabelecendo uma relação entre o ensino de geografia e o mapeamento
étnico das terras indígenas potiguara como instrumentos que valorizem a
identidade étnica e cultural destes povos e facilitem o ensino
aprendizagem de conteúdos geográficos. O presente estudo tem como
referenciais metodológicos, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa
documental e o estudo de campo/estudo de caso. A geografia como ciência e
o ensino de geografia são muito relevantes neste território, marcado
pela sobreposição de terras, esse estudo busca analisar as terras
indígenas Potiguara do ponto de vista geográfico visando a sua abordagem
pela comunidade escolar indígena.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.38218
ISSN: 1982-3878




