CONCEITOS E ENFOQUES DOMINANTES NA GESTÃO HÍDRICA DO OASIS NORTE DA PROVÍNCIA DE MENDOZA - ARGENTINA
Resumo
Mendoza, província árida do centro-oeste da República Argentina, viveu nos últimos tempos o aprofundamento do debate sobre a problemática da escassez de água. Este trabalho tem por objetivo aproximar-se das respostas às seguintes perguntas: quais fatores construíram e contróem a denominada escassez hídrica na província? Eles se apresentam de maneira homogênea em todo o território de Mendonça? Para abordá-las, inicialmente se analisam e correlacionam os aportes teóricos da nova economia e cultura da água e da teoria população-recursos em torno da noção de escassez. Em segundo lugar, se identificaram as problemáticas hídricas (de apropriação, gestão e uso) que se observam ao longo da bacia do rio Mendoza.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.