Remanso: a coexistência de tempos/espaços
Palavras-chave:
cotidiano história de vida espaço vivido história práxis transformadora
Resumo
O artigo privilegia o cotidiano e, através deste, resgata a historia de vida, reproduzida no presente, como experiencia para a vida. Aborda a construção da UHE de Sobradinho, cujo lago desalojou milhares de pessoas do Norte baiano, uma das áreas mais secas do Sertão Nordestino. Procura reconstituir aquele espaço de vida, sustentado na combinação rio-vazante-lagoas-caatinga pela sabedoria, solidariedade, sociabilidade e outros traços da identidade sertaneja. Como o Estado promove o desenvolvimento desigual e o desencontro das temporalidades; como as famílias em outros espaços/tempos vividos produzem e reproduzem novas/velhas relações sociais, criando o novo no velho, renovandoo, inovando. Destaca, por fim, a inovação como possibilidade de uma práxis transformadora, pelo resgate de memórias plurais dos excluídos, reafirmando-os como sujeitos sociaisDownloads
Publicado
1997-12-19
Como Citar
Moura, R. (1997). Remanso: a coexistência de tempos/espaços. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (2), 49-55. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.1997.123241
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Rosicleide Alves Moura
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.