EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ECOFORMAÇÃO E ECOCIDADANIA: A BUSCA POR UMA SABEDORIA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AIRES, B. F. C.; SUANNO, J. H. A criatividade no âmbito da ecoformação: Uma perspectiva a partir da complexidade e da Transdisciplinaridade. Revista Signos, Lajeado, v. 39, n. 1, 2018.
BECK, U. Risk society. London: Sage Publications, 1992.
BOTÊLHO, L. A. V.; SANTOS, M. F.; SANTOS, F. K. S. S. A educação ambiental e a geografia escolar: dimensões curriculares, possibilidades e desafios contemporâneos. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 17, n. 59, p. 126-143, 2016.
BOTÊLHO, L. A. V.; SANTOS, F. K. S. Ecocidadania, educação ambiental e ensino de Geografia. Geografia Ensino e Pesquisa, Santa Maria, v. 21, n. 1, p. 54-64, 2017.
BOTELHO, L. A. V. A ecocidadania como princípio formativo e propositivo: diálogos necessários para a construção de uma escola cidadã. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Pernambuco, 2017.
ESTEVES, C. J. de O. Risco e vulnerabilidade socioambiental: aspectos conceituais. Caderno IPARDES, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 62-79, 2011.
FRAGA, L. A. de. Educação Ambiental e valores: recriando espaço para uma razão sensível. In: BONOTTO, D. M. B.; CARVALHO, M. B. S. da S (Orgs.). Educação ambiental e valores na escola. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 139-154.
FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr-jun, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2013.
JACOBI, P. Meio ambiente, riscos e aprendizagem social. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 10, n. 26, p. 346-364, set/dez 2015.
LEFF, E. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
LEFF, E. Complexidade, Racionalidade ambiental e Diálogo de saberes. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol 34(3), p. 17-24, set./dez. 2009.
LIMA, G. F. da C. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: In: LOUREIRO, F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. São Paulo: Cortez, 4. ed. 2008. p. 109-141.
LOUREIRO, C. F. B. (Org). Cidadania e meio ambiente. Salvador: Centro de Recursos Ambientais, 2003. 168p.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e movimentos sociais na construção da cidadania ecológica e planetária. In: LOUREIRO, F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. São Paulo: Cortez, 4. ed. 2008. p. 69-98.
MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre, São Paulo, n. 16, p. 139-158, 2001.
MORIN, E.; CIURANA, E.-R.; MOTTA, R. D. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.
NARDY, M.; DEGASPERI, T. C. Educação Ambiental e cidadania: desafios para a construção do pensamento glocal. In: BONOTTO, D. M. B.; CARVALHO, M. B. S. da S (Orgs.). Educação ambiental e valores na escola. 1. Ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, p. 119-137.
PADILHA, P. R. Currículo Intertranscultural: Novos itinerários para a educação. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2004.
PADILHA, P. R. et al. Educação para a Cidadania Planetária: currículo interdisciplinar em Osasco. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, v. 12, 8. ed. 2008.
RIVERA, J. A. S. A Geografia escolar no debate epistemológico e didático do mundo contemporâneo. In: CASTELLAR, S. V.; CAVALCANTI, L. S.; CALLAI, H. C. (orgs.). Didática da Geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012, p. 27-44.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
SOFFIATI, A. Fundamentos filosóficos e históricos para o exercício da ecocidadania e da ecoeducação. In: LOUREIRO, F. B.; LAYARARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de (orgs.). Educação ambiental: repensando o espaço do cidadão. São Paulo: Cortez, 4. ed. 2008. p. 23-68.
SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia e Interdisciplinaridade. Espaço Geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 43-53, jan/jun de 2003.
VESENTINI, J. W. Geografia, Natureza e sociedade. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1997. (Repensando a Geografia).
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 1998.
DOI: https://doi.org/10.38187/regeo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.
| |
|
|
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. |