CONCEPÇÕES E AÇÕES: A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARACAJU/SE
Resumo
Este artigo apresenta uma análise dos projetos de educação ambiental desenvolvidos na rede pública de ensino de Aracaju, cadastrados na Diretoria Regional de Educação de Aracaju/SE, em 2014, bem como as representações ambientais dos atores neles envolvidos, utilizando indicadores que permitem mensurar a efetividade dessas práticas pedagógicas na formação discente. Para tal, foram realizados levantamentos bibliográficos e de campo, utilizando uma metodologia de caráter quali-quantitativo. A base teórico-metodológica da pesquisa pautou-se nos trabalhos de autores como Guimarães (1995), Leff (2009), Magalhães Junior (2011), Roldão (2009), Tristão (2008), entre outros. Dentre o rol de onze indicadores listados, seis indicadores estão presentes nos projetos de todas as escolas pesquisadas, entre eles: a sensibilização, vivência do educando e abordagem local/global. Somente com a integração destes indicadores no cotidiano escolar será possível contribuir com a formação cidadã, responsável pela mudança de postura necessária na sociedade atual de consumo e degradação.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i27.41639
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