A TOTALIDADE MUNDO NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO A SER ENFRENTADO
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino de Geografia
para as primeiras séries do Ensino Fundamental (1a a 4a séries) no que
se refere ao entendimento do espaço geográfico enquanto
totalidade-mundo, uma vez que no atual período de globalização as
escalas não se apresentam dispostas linear e independentemente, ou seja,
a casa, a rua, o quarteirão, o bairro, a cidade, o estado, o país, o
continente e por fim o mundo. Foram aplicadas várias atividades de
ensino apoiadas na metodologia da pesquisa-ação e fundamentadas nas
teorias da educação (sócio-interacionismo) e geográfica (Geografia
Crítica). Nas séries iniciais o ponto de partida deve ser sempre o
imediato concreto ou o lugar, mas esse entendido como o ponto de
encontro de lógicas locais e globais, próximas e longínquas. A partir
das atividades de ensino as crianças puderam compreender que o lugar que
moram ultrapassa suas explicações egocêntricas, estabelecendo, assim,
relações com outras escalas e tempos.
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