O El Niño 97/98, ritmo e repercussão na gênese dos climas no Mato Grosso (Brasil)
Palavras-chave:
Clima, holorritmo, El Nino, Mato Grosso
Resumo
Este trabalho foi baseado nos resultados da tese de doutorado de SETTE (2000), O Holorritmo e as Interações Trópico-Extratrópico na Gênese do Clima e as Paisagens do Mato Grosso (BR). Dois anos hidrológicos, de setembro de 1996 a agosto de 1998, foram utilizados para analisar as anomalias e a distribuição da pluviosidade e suas relações com o evento El Nino de 1997-98. Imagens de satélite e cartas sinópticas foram interpretadas e os resultados correlacionados com o mapeamento diário, mensal, sazonal e anual da pluviosidade. Os resultados obtidos permitem concluir que eventos muito fortes de El Nino podem mudar o padrão da circulação troposférica na região central do Continente Sul-Americano e na Amazônia Meridional. As anomalias observadas indicaram desvios negativos da ordem de 50% em relação à média de longo período, principalmente no extremo noroeste e região oriental do Mato Grosso no período de fevereiro a maio de 1998. Por outro lado, os totais mensais de chuva, nos meses de maio e junho de 1997 indicaram desvios positivos elevados nas regiões sudoeste e sudeste do Mato Grosso. Durante o evento de EI Nino 1997-98, foram registradas temperaturas do ar extremamente altas (máximas absolutas entre 40 e 42°C) e umidade relativa muito baixa (20 a 30%) em episódios no inverno e na primavera de 1997Downloads
Publicado
2002-12-06
Como Citar
Sette, D., & Tarifa, J. R. (2002). O El Niño 97/98, ritmo e repercussão na gênese dos climas no Mato Grosso (Brasil). GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (11), 51-67. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2002.123641
Edição
Seção
Artigos
Copyright (c) 2016 Denise Maria Sette, José Roberto Tarifa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.