A consciência e a nova ciência - dilemas para quem pesquisa e quem educa / THE CONSCIENCE AND THE NEW SCIENCE - DILEMMAS TO WHO RESEARCHES AND WHO EDUCATES
Resumo
Neste artigo vamos pensar a respeito dos novos paradigmas com um
olhar um pouco mais ousado e abrangente do que está acontecendo de novo
na aventura humana do pensar e do criar sistemas de compreensão
sistemática da realidade no campo das ciências. As possibilidades de
fazer ciência não estão no se chegar a verdades absolutas, definitivas e
não transformáveis, mas no se abrir campo a novas perguntas. Seus
propósitos devem ser os de compreender melhor as integrações da
realidade de modo a poder formular mais a fundo e de maneira mais
interativa e complexa os seus próprios problemas. É necessário recolocar
o todo do conhecimento criado por mentes humanas através da ciência
dentro do campo da vida social e das relações de interesse e de poder
que a constituem, que a legitimam e que, portanto, estabelecem os
critérios de verdade e de utilidade do próprio conhecimento científico. A
responsabilidade social de teor político do paradigma emergente faz com
que um conhecimento prudente e reconstruído dentro e ao longo de novos
sistemas de integração solidária entre ciências situadas nos mais
diversos campos do saber, deságüe em ele se reconhecer como responsável
pela qualidade da vida social, por uma vida decente entre todas as
pessoas e todos os povos.
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