O espaço da Geografia Física na Educação Básica do município de Belo Horizonte: uma análise de livros didáticos
Resumo
O ensino de Geografia na Educação Básica é necessário, pois
auxilia no reconhecimento das organizações espaciais pelos sujeitos
sociais. Isso só ocorre quando os educandos conseguem compreender o meio
físico e o social em constante interação. Este artigo investigou o
espaço que é dado aos conteúdos de Geografia Física nos livros da
Educação Básica, adotados em escolas públicas e privadas do município de
Belo Horizonte/MG. Para tanto, foi necessário selecionar alguns livros
utilizados por escolas que são representativas nesse município. Em
seguida, foi realizada a contagem das páginas destinadas à Geografia
Física, à Humana e a Interação, incluindo cartografia. Buscou-se, ainda,
verificar se pode haver alguma relação entre a formação acadêmica dos
autores dos livros didáticos e suas preferências por alguns temas,
destacando-se aqueles que destinaram pouco espaço em seus materiais à
Geografia Física. Constatou-se com essa pesquisa que, nos livros
didáticos de Geografia utilizados em Belo Horizonte, os conteúdos
referentes à Geografia Humana preponderam sobre os demais. Percebeu-se
também que as dinâmicas da Natureza são pouco representativas nos livros
didáticos e apresentam-se desarticuladas dos aspectos socioeconômicos.
Identificou-se, ainda, que os livros didáticos analisados são quase
todos escritos por autores formados em universidades do Estado de São
Paulo.
Palavras-chave
Geografia Física; Educação Básica; Livro didático
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GEOgrafias: uma publicação do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia - IGC/UFMG