Formação inicial de professores de geografia: entre expectativa e realidade a ação do PIBID
Resumo
A profissão docente é complexa, pois integra produção do
conhecimento e relações humanas. Estas relações implicam ao docente
construir um conjunto de estratégias que não se restrinjam apenas a
contribuir com o desenvolvimento cognitivo do estudante, mas também,
envolver-se em uma trama de dimensões culturais, sociais e psicológicas
próprias do interagir com o outro. Discutir as dificuldades e
potencialidades da formação de professores se faz necessário, tendo em
vista que estes profissionais são responsáveis por boa parte da melhoria
na qualidade da educação. É neste contexto, que este trabalho visa
discutir o processo de formação docente a partir de projetos
colaborativos entre universidade e escola, analisar as contribuições e
limites da formação inicial aliada ao PIBID e os Novos Talentos, ambos
financiados pela CAPES. Nele, analisa-se como o PIBID e os Novos
Talentos estão sendo inseridos no curso de formação inicial de
professores de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste –
UNICENTRO, campus CEDETEG, localizado na cidade de Guarapuava-PR. Para
isso, utilizar-se-á a metodologia da pesquisa participante.
Apresentam-se aqui alguns resultados alcançados a partir da pesquisa
realizada com alunos (pibidianos e não pibidianos) da quarta série do
curso de licenciatura em Geografia, e de observações realizadas no PIBID
e na implementação dos Novos Talentos, com as quais foi possível
analisar as contribuições destes programas para a formação profissional
docente. A pesquisa realizada evidenciou que ambos os programas têm sido
fundamentais para a formação inicial e continuada de professores,
sobretudo pela troca de experiências entre universidade e escola.
Palavras-chave
Formação inicial, Profissionalidade docente, Projetos colaborativos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n1p118
Direitos autorais 2017 Geografia (Londrina)
Geografia (Londrina)
ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com