AS BASES CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DIVISIONISTA DO ESTADO DO PIAUÍ

  • Wendell Teles de LIMA Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB
  • Cleuter Tenazor TANANTA Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ana Maria Libório de OLIVEIRA Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Palavras-chave: Piauí, Divisão, Propostas.

Resumo

O processo de redivisão atual do Estado do Piauí leva a proposição de criação ao sul do estado, contextualizado o fenômeno, observou-se o surgimento de uma nova unidade interiorizada no território brasileiro. Fruto da expansão econômica e do estabelecimento de atores territorializantes. E suas ações devem ser analisadas de forma relativizada com a atualidade.  Correlações são necessárias para entender que os processos divisionistas não são aleatórias, o surgimento da Gurgueia é ligado a esse fenômeno. Para sua compreensão foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, baseada na compressão das propostas divisionistas, que têm relação com a modificação piauiense, que visa analisar e identificar as propostas direcionadas ao Piauí com objetivo de aprofundar a proposta de divisão atual.

Downloads

Biografia do Autor

Wendell Teles de LIMA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB
Doutor em Geografia - UFPR, Mestre em Geografia - UNIR, Especialista em Turismo e Gestão Territorial - UFAM - Bacharel em Geografia - UFAM, Licenciatura em Geografia - UFAM, Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA/ Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB, Líder do Grupo de Pesquisa Estudo Geográfico/GEPG
Cleuter Tenazor TANANTA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Professora do CESTB/UEA
Ana Maria Libório de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA
Licenciado em Pedagogia - UEA
Publicado
02-08-2016
Como Citar
DE LIMA, W.; TANANTA, C.; OLIVEIRA, A. M. AS BASES CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DIVISIONISTA DO ESTADO DO PIAUÍ. Sociedade e Território, v. 28, n. 1, p. 137 - 155, 2 ago. 2016.