Sertões fluidos
discussão sobre as espacialidades na porção meridional da América portuguesa: o caso da Capitania de São Vicente
Resumo
A proposta desse artigo é discutir a espacialidade na porção meridional da América portuguesa, com destaque à capitania de São Vicente. Durante o período inicial de conquista e colonização da região, a espacialidade, através das ideias de sertões e fronteiras forma fundamentais para a historiografia sobre a ocupação dessa região. A partir do panorama historiográfico e buscando os referenciais para tais conceitos objetivamos contribuir para o desenvolvimento das reflexões sobre espacialidade nas partes meridionais da América portuguesa.
Downloads
Copyright (c) 2016 Revista Espacialidades
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
O autor também aceita submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Espacialidades acima explicitadas.
A Revista Espacialidades é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional License (CC BY-NC-SA 4.0)