Habitar como horizonte utópico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.162950Palavras-chave:
Habitar, Habitat, Reprodução da vida, Produção do espaço, UrbanizaçãoResumo
O artigo busca apresentar o habitar como uma noção filosófica que ilumina os conteúdos da vida urbana e revela as suas contradições. Essa noção é pensada enquanto elemento fundamental da produção filosófica do homem, onde tem lugar a necessidade radical de apropriação do espaço para a reprodução da vida. No capitalismo, o espaço se torna mercadoria e objeto de estratégias econômicas, o que reduz o habitar a uma função, o habitat. Nesse contexto, o desafio prático e teórico é recolocar o habitar como possibilidade utópica a partir da realidade funcionalizada do habitat.
Downloads
Referências
BENEDETTI, Mário. A borra de café. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ENGELS, Friedrich. As grandes cidades. In: A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.
GÉOCONFLUENCES (glossaire). Habitat pavillonnaire Disponível em: <http://geoconfluences.ens-lyon.fr/glossaire/habitat-pavillonnaire>. Acesso em: 04 fev. 2019
LEFEBVRE, Henri. Préface. In: RAYMOND, Henri; HAUMONT, Nicole; DEZES, Marie-Geneviève; HAUMONT, Antoine. L’habitat pavillonnaire. Paris: Centre de Recherche de l’Urbanisme, 1965.
LEFEBVRE, Henri. Tiempos equívocos. Barcelona: Editorial Kayrós, 1976.
LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/Lógica dialética. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. 4ª. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
LEFEBVRE, Henri. La somme et le reste. 4ª. ed. Paris: Anthropos, 2008.
MAHFUZ, Naguib. Le vieux quartier. Arles: Éditions de l’Aube, 2002.
ONTEM, HOJE E AMANHÃ. Direção de Luchino Visconti. Itália-França, 1963.
PADUA, Rafael Faleiros de. Produção e consumo do lugar: espaços de desindustrialização na reprodução da metrópole. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).