Planejamento e gestão territorial: reflexões a partir da modernidade, da ciência e da participação social / Planning and territorial management: reflections from modernity, science and social participation

Resumo

O planejamento e a gestão territorial são hoje compreendidos como área de conhecimento e de pesquisa. Os conceitos são abordados no artigo a partir de uma retomada de seus significados históricos e associados com diferentes correntes paradigmáticas que estruturam a produção do espaço moderno. O artigo traz para a discussão considerações sobre dois principais momentos do planejamento e da gestão: o primeiro é referente ao modelo centralizador, fundamentado na técnica e na ciência e que estruturou não apenas as dinâmicas de planejamento, mas toda a sociedade moderna; o segundo momento de discussão é a partir das insurgências de um modelo participativo de planejamento e de gestão e que está associado ao reconhecimento da diversidade de conhecimentos e de saberes, não necessariamente técnicos e metódicos. Por fim, o artigo considera que a participação popular, referendada enquanto política pública, parte de três pressupostos principais: 1) o controle social e a definição de prioridades pelo poder público; 2) a possibilidade de empoderamento da população; 3) a valorização das práticas cotidianas que permitem não apenas o pertencimento espacial, como também formas de conhecimento que se fundamentam nas experiências e nas realidades de diferentes grupos sociais.

 

Palavras–chave: Planejamento e gestão territorial, autonomia, modernidade, participação popular.

Abstract

Planning and territorial management are now understood as an area of knowledge and research. The concepts are approached in this article from a resumption of their historical meanings and associated with different paradigmatic currents that structure the production of the modern space. The article brings to the discussion considerations on two main moments of planning and management: the first refers to the centralizing model, based on technique and science and which structured not only the planning dynamics, but the whole of modern society; the second moment of discussion is from the insurgencies of a participative model of planning and management and that is associated to the recognition of the diversity of knowledge and knowledge, not necessarily technical and methodical. Finally, the article considers that popular participation, endorsed as public policy, starts from three main assumptions: 1) social control and the definition of priorities by the public power; 2) the possibility of empowerment of the population; 3) valuing daily practices that allow not only spatial belonging, but also forms of knowledge based on the experiences and realities of different social groups.

Keywords: Planning and territorial management, autonomy, modernity, popular participation.

Biografia do Autor

Rodrigo Silva Lemos, doutorando Instituto de Geociências - UFMG
Graduação em Geografia, especialista em direito ambeintal, mestre em geografia e análise ambiental, doutorando em geografia e análise ambiental. Trabalha os temas de recursos hídricos, planejamento territorial e gestão pública.
Antônio Pereira Magalhães Junior, Professor titular Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais
Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Geografia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, com estágio na Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (Paris). Pós-doutorado no Departamento de Geografia da Universitat Autònoma de Barcelona. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais atuando, principalmente, nas áreas de geomorfologia fluvial e gestão de sistemas hídricos continentais. Bolsista CNPq nível 1. 
Carla Wstane, Doutoranda Universidade Federal do Espirito Santo.
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espirito Santos (2016-conclusão 2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Especialista em Estudos Ambientais (2007) e Bacharel Licenciada em Geografia (2005), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possuo experiência em gestão, ensino e pesquisa com ênfase na gestão participativa associada aos recursos hídricos. No ensino possuo experiência docente nos cursos de Geografia (bacharelado e licenciatura), Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Mineração, Arquitetura, Pedagogia e Enfermagem; tenho experiência como regente de classe no Ensino Médio na área de Geografia. Atuo com consultoria nos temas relacionados à planejamento e gestão ambiental, recursos hídricos, recuperação ambiental, participação popular, representações sociais, metodologias participativas e tecnologias sociais. Atuei como Analista Técnica na elaboração de pesquisa de Avaliação Institucional Interna no Ensino Superior. No terceiro setor atuei como vice-presidente e coordenadora pedagógica da Associação Núcleo Integrado Cascatinha e fui Conselheira e Coordenadora do Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (vinculado ao Comitê do Rio das Velhas) até maio/2017. Fui Conselheira Titular representante da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) de Belo Horizonte (2013/2015).
Publicado
31-07-2019