USO ESCOLAR DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ESTUDO DA DENGUE

Suely Franco Siqueira Lima, Elisabete Caria Moraes, Tereza Gallotti Florenzano

Resumo


O Sensoriamento remoto é um valioso recurso didático para ser explorado em diferentes disciplinas e níveis de ensino. O objetivo deste artigo é mostrar que o sensoriamento remoto pode ser utilizado no ensino básico para o estudo da dengue. O vírus da dengue, todos os anos, mata muitas pessoas no Brasil e em outros países. Por esta razão a dengue foi escolhida como tema de estudo, desenvolvido com estudantes do ensino fundamental de três escolas diferentes. Os estudantes tiveram aulas sobre imagens de satélites. Eles aprenderam a identificar nessas imagens as classes de uso e ocupação do solo urbano e relacionar essas classes com os casos de dengue. A metodologia utilizada não só motivou, envolveu e conscientizou os estudantes sobre os riscos da dengue, mas mostrou para eles que é um problema que extrapola o local onde vivem.

Palavras-chave: Sensoriamento Remoto, Recurso Didático, Ensino Fundamental, Dengue.


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ISSN: 2318-2695