A INFLUÊNCIA DA CRISE DE UMA AGROINDÚSTRIA NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DE DEPENDÊNCIA DE NOVA AMÉRICA DA COLINA (PR)

  • Angela Aparecida da Silva Estado do Paraná
  • Pedro Henrique Carnevalli Fernandes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Resumo

O setor econômico é relevante na sociedade atual. Apesar disso, é fundamental pensar nesse viés associado, diretamente, à abordagem social. Nesse sentido, a presente pesquisa, vinculada à Geografia Econômica, tem como objetivo central a compreensão da questão socioeconômica no município de Nova América da Colina, localizado no Norte Pioneiro do Estado do Paraná, sobretudo a partir da grave crise econômica de uma destilaria, que desde a sua instalação concentrava grande parcela da significância socioeconômica da localidade. Além disso, os objetivos específicos são: apresentar a relevância socioeconômica da indústria; demonstrar a realidade local antes e posterior à crise econômica; e, discorrer acerca da perspectiva futura da pequena cidade. Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, levantamento de dados do município, realização de trabalho de campo e elaboração da redação final do artigo. O fato de a indústria ser uma empresa de grande empregabilidade em Nova América da Colina tornou-a muito importante na realidade socioeconômica local. Diante das demissões, os empregos e as rendas não existem mais, gerando uma avalanche de problemas socioeconômicos, como desemprego e fechamento de comércios e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Aparecida da Silva, Estado do Paraná

Especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Publicado
2019-12-15
Seção
Artigos