O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA VISÃO CRÍTICA
Resumo
O artigo tem por objetivo discutir as realidades atuais da
ciência geográfica no processo de ensino e aprendizagem, correlacionando
com as dificuldades e as facilidades encontradas na aplicação dos
aspectos pertencentes a essa ciência, ou seja, os pontos positivos para a
construção de conhecimento dos alunos em sala de aula. Ressaltando aos
olhos da sociedade o valor da Geografia no processo de ensino e
aprendizagem. Compreendendo, nesse quesito, a função da Geografia na
atribuição do aprendizado nas salas de aula, estimulando o intelectual e
o interesse dos alunos, chamando a atenção para o que está sendo posto
em prática. Desenvolvendo, dessa maneira, um ensino de maior qualidade e
construindo saberes e conhecimento juntamente com os alunos. É nessas
perspectivas que se esboça o papel da Geografia na esfera do ensinamento
e da aprendizagem em sala de aula. Destacando o papel fundamental da
ciência geográfica nas escolas, tomando em consideração a experiência
concebida por meio da realização e aplicação do estágio em sala de aula e
relevando os inúmeros fatos ocorridos nessa prática. Nesse intuito,
verifica-se neste trabalho, o papel da Geografia enquanto disciplina
escolar e a atuação do profissional de Geografia nesse meio.
Palavras-chave
Questões geográficas; ensino e aprendizagem; estágio supervisionado; práticas docentes.
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