REORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA OFERTA ESCOLAR: O FECHAMENTO DE ESCOLAS RURAIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Este artigo, desenvolvido a partir da pesquisa do mestrado
acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação da FFP/UERJ, teve por
objetivo analisar o processo de fechamento de escolas rurais e
nucleação escolar no estado do Rio de Janeiro, sendo um de seus efeitos a
reorganização espacial da oferta escolar, de modo a
restringi-la nos espaços rurais concentrando-a em espaços urbanos. Para
tanto, realizou-se um levantamento de dados junto aos Indicadores
Demográficos e Educacionais do MEC, no qual foi possível verificar a
expansão do processo de fechamento de escolas rurais no estado
analisado, no período entre 2007 e 2010. Por meio dos dados foram
elaboradas tabelas, gráficos e mapas ilustrativos que demonstram a
espacialidade da retração da oferta escolar rural em grande parte dos
municípios do Rio de Janeiro conformando uma mudança na espacialidade da
oferta escolar e provocando uma política de esvaziamento do campo, uma
clara negação às resoluções vigentes acerca da nucleação escolar e ao
direito à educação. As reflexões acerca dos resultados da pesquisa
quantitativa e das análises desenvolvidas indicam a efetividade do
processo de nucleação de escolas rurais, o que é um dos reflexos das
tensões que envolvem Estado e movimentos sociais populares do campo e,
consequentemente, embates entre educação rural e educação do
campo.
Texto completo:
110 - 124DOI: https://doi.org/10.12957/tamoios.2013.7383
ISSN: 1980-4490