NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo
Resumo
Esse trabalho visa publicizar algumas discussões, realizadas em
Dissertação de Mestrado, sobre alternativas às práticas homogeneizadoras
de identidades na escola, de modo a, através das aulas de geografia,
desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente
desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres,
público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a
subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos
e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no "senso
comum". Para tal, os ditos dos/as alunos/as de 9.º ano de escola
pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram
analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos
pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de
Geografia Escolar.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Estudos Culturais; Direitos Humanos/minorias
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br