NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo

Rubia Aparecida Cidade Borges

Resumo


Esse trabalho visa publicizar algumas discussões, realizadas em Dissertação de Mestrado, sobre alternativas às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no "senso comum". Para tal, os ditos dos/as alunos/as de 9.º ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Estudos Culturais; Direitos Humanos/minorias

Texto completo:

PDF


Comissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br