POR QUE OS PROFESSORES DE FILOSOFIA DEVERIAM ENSINAR O DIREITO À IGUALDADE NA SALA DE AULA?
Resumo
WHY SHOULD PHILOSOPHY TEACHERS TEACH THE RIGHT TO EQUALITY IN THE CLASSROOM?
¿POR QUÉ LOS PROFESORES DE FILOSOFÍA DEBERÍAN ENSEÑAR EL DERECHO A LA IGUALDAD EN LA SALA DE CLASE?
O artigo trata a respeito da possibilidade de trabalhar, com estudantes do ensino médio, um dos principais direitos fundamentais do homem, o direito à igualdade, arrolado no art. 5º da Constituição Federal de 1988. Símbolo da democracia, esse direito consiste formalmente em tratar de maneira igual os iguais, desigual os desiguais, ciente de que a desigualdade do tratamento aumenta na proporção em que as pessoas se desigualam entre si. Diante disso, realizou-se uma pesquisa por meio da qual se reuniram professores de Filosofia com o escopo de apresentar métodos com que pode ser trabalhado o tema em questão. Metodologicamente, partindo de uma fundamentação em estudos teóricos, utilizou-se a análise de conteúdo como forma de sintetizar as principais categorias discutidas e promover contribuições para uma aplicabilidade da temática no processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram a necessidade de trabalhar com questões legais nas aulas de Filosofia no ensino médio como forma de esclarecer os alunos acerca da importância social e pessoal do direito à igualdade entre as pessoas e ampliar as reflexões sobre a realidade que o cerca.
Palavras-chave: Igualdade; Metodologia de Ensino-Aprendizagem; Filosofia.
ABSTRACT
The
article deals with the possibility of working with students of high
school, one of the main fundamental rights of man, the right to
equality, listed in art. The symbol of democracy, this right consists
formally of treating equals equally, unequal and unequal, aware that
inequality of treatment increases in the proportion in which people are
unequal to each other. Faced with this, a research was carried out
whereby Philosophy teachers met with the purpose of presenting methods
with which the theme in question could be worked out. Methodologically,
based on a theoretical basis, content analysis was used as a way to
synthesize the main categories discussed and to promote contributions to
an applicability of the theme in the teaching and learning process. The
results pointed out the need to work with legal issues in Philosophy
classes in high school as a way to clarify the students about the social
and personal importance of the right to equality between people and to
broaden the reflections about the reality that surrounds it.
Keywords: Equality; Teaching-Learning Methodology; Philosophy.
RESUMEN
El
artículo trata de la posibilidad de trabajar, con los estudiantes de
secundaria, uno de los principales derechos fundamentales del hombre, el
derecho a la igualdad, arrollado en el artículo 5º de la Constitución
Federal de 1988. Símbolo de la democracia, este derecho consiste
formalmente en tratar equitativamente a las personas iguales, y desigual
a las desiguales, conscientes de que la desigualdad del tratamiento
aumenta en proporción a la que las personas son diferentes entre sí. En
vista de ello, se realizó una encuesta mediante la cual se reunieron
profesores de filosofía con el alcance de la presentación de métodos con
los que se puede trabajar el tema en cuestión. Metodológicamente,
basándose en una lógica en los estudios teóricos, se utilizó el análisis
del contenido como forma de sintetizar las principales categorías
discutidas y promover contribuciones a una aplicabilidad de la temática
en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Los resultados señalaron la
necesidad de trabajar con cuestiones jurídicas en las clases de
filosofía en la escuela secundaria como una manera de clarificar a los
estudiantes sobre la importancia social y personal del derecho a la
igualdad entre las personas y ampliar las reflexiones acerca de su
realidad.
Palabras clave: Igualdad; Metodología de Enseñanza-Aprendizaje; Filosofía.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n13p198-217
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |