RELAÇÕES DE PODER E RESISTÊNCIAS NA GESTÃO TERRITORIAL DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS NO ESTADO DO PARANÁ.
Resumo
A presente comunicação objetiva explicitar o Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Paraná, revelando os atores e as territorialidades que emergem na implementação do atual modelo de gestão das águas na escala estadual. Tendo como base a Lei Federal nº 9.433/97 – Política Nacional de Recursos Hídricos ou Lei das Águas e a Lei Estadual 12.726/99 - Política Estadual de Recursos Hídricos, observa-se que no modelo gerencial adotado, os órgãos governamentais de recursos hídricos devem abrir mão de sua autonomia administrativa sobre a gestão de águas para compartilhá-la com a nova instância deliberativa, representada pelos Comitês de Bacia Hidrográfica. O estudo das relações de poder resistências entre diversos atores e segmentos do poder público, dos usuários da água e da sociedade civil organizada permite analisar a gestão hídrica na perspectiva do desenvolvimento territorial das bacias hidrográficas.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.