ORGANIZAÇÃO DAS REDES DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS NO ESTADO DO CEARÁ:
ESPECIFICIDADES TERRITORIAIS E NOVAS CONJUNTURAS NO SÉCULO XXI
Resumo
Resumo
Tendo em vista as tendências de evolução do setor varejista no Estado do Ceará, não apenas a metrópole, mas também diversas cidades do interior do Estado se inserem em um raio de ação do capital que seleciona e julga os mercados propícios a investimentos. São empresas que reestruturam pontualmente a economia urbana e que a partir do século XXI passaram por intensas transformações influenciadas por um cenário macroeconômico instável, onde as especificidades territoriais no momento de expansão das redes se configuraram como importantes fatores de manutenção e ampliação dos lucros. Posto isso, o artigo tem como objetivo analisar a organização das redes varejistas no território cearense e as interações espaciais que se dão nesse processo através do estudo de caso de três importantes redes do varejo de móveis e eletrodomésticos locais, são elas Zenir, Macavi e Rabelo.
Palavras-chaves: comércio. redes varejistas. Ceará. interações espaciais.
Downloads
Copyright (c) 2020 Sociedade e Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.