ENSINO SUPERIOR, ESPAÇO URBANO E IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS NA UESB, VITÓRIA DA CONQUISTA/BA
Resumo
O acesso aos cursos de graduação nas Universidades Públicas é
marcado pelas condições materiais dos indivíduos e a produção do espaço
urbano reproduz essas contradições. O presente artigo tem por objetivo
analisar o acesso dos estudantes de Vitória da Conquista – Bahia à
universidade pública, especificamente a UESB, e sua relação com o espaço
urbano. A pesquisa foi viabilizada através de revisão bibliográfica,
documental e de campo – com realização de entrevistas, análise de
documentos e aplicação de formulários – em que ao todo participaram 178
estudantes dos cursos de Medicina, Direito, Geografia e História. Os
resultados foram analisados com base no método dialético materialista,
através do qual buscou-se a relação entre o acesso à universidade e a
produção desigual do espaço urbano, a fim de evidenciar se a política
afirmativa das cotas impactou no acesso a estudantes da periferia urbana
à universidade pública. Os resultados apontaram que os alunos dos
cursos de Direito e Medicina da UESB, em sua maioria, pertencem a uma
classe social privilegiada com renda familiar acima da média e residem
em locais de significativa valorização econômica, inclusive os alunos
cotistas; já os alunos de Geografia e História, em sua maioria, residem
em bairros de menor valorização imobiliária e a renda familiar varia de
média a baixa. A pesquisa revelou que a periferia vai à universidade
pública, porém, com diferenças em relação aos cursos pretendidos. Ainda
assim, reafirma a relevância dessa política como possibilidade de
ampliação do acesso dos estudantes oriundos das classes mais pobres às
Universidades Públicas
Palavras-chave
Ensino Superior. Espaço urbano. Política de Cotas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2018v12n1.36700
ISSN: 1982-3878




