A DIVINA FESTA DO ESPÍRITO SANTO: UMA MANIFESTAÇÃO DA RELIGIOSIDADE POPULAR EM MOGI DAS CRUZES, SP

  • Neusa de Fátima Mariano Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Palavras-chave: Cultura, Tradição, Popular, Religiosidade, Festa.

Resumo

São muitas as manifestações da religiosidade popular no Brasil que, uma vez trazidas pelos colonizadores portugueses, aqui foram traduzidas em diferentes linguagens, conforme a realidade de cada localidade. Este processo histórico nos fornece um leque de questões e possibilidades de investigação visto que tais manifestações tidas hoje como tradicionais, folclóricas ou religiosas, persistem articulando contraditoriamente o passado e o presente. Com o objetivo de estudar a Festa do Divino Espírito Santo que acontece em Mogi das Cruzes, no contexto do processo de urbanização, entende-se a Festa do Divino como um ritual dinâmico no tempo e no espaço, ajustandose à realidade a qual se insere, mas mantendo alguns de seus aspectos mais essenciais, entre eles, o caráter popular.

Downloads

Biografia do Autor

Neusa de Fátima Mariano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Doutora em Geografia pelo Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
Publicado
2009-08-30
Como Citar
Mariano, N. (2009). A DIVINA FESTA DO ESPÍRITO SANTO: UMA MANIFESTAÇÃO DA RELIGIOSIDADE POPULAR EM MOGI DAS CRUZES, SP. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (25), 89-108. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74114
Seção
Artigos