A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO UTILIZANDO A LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO EMPREGANDO A LITERATURA DE JÚLIO VERNE
Resumo
Este artigo objetiva expor os resultados provisórios de nossa pesquisa, em andamento, que almeja verificar as possibilidades de construção do conhecimento geográfico considerando a Literatura enquanto linguagem. Para alcançar este objetivo, nosso processo investigatório apresenta um movimento metodológico que busca a articulação entre a Pesquisa Qualitativa e o Paradigma da Complexidade. No momento, os resultados da pesquisa apontam para os potenciais da Literatura como um instrumento que, se abordada sob a luneta da Geografia, pode auxiliar no processo dialógico de ensinar e aprender de nossa ciência. Também apontam a heterogeneidade de abordagens atribuída a Literatura pelo conhecimento geográfico e sua utilização como uma ferramenta que pode auxiliar na (re)construção do conceito geográfico de Paisagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br