Mobilidade Urbana com Bicicletas e a Hegemonia do Automóvel no Espaço Urbano de Maringá
Resumo
A perspectiva deste trabalho é diagnosticar os aspectos
geográficos e culturais envolvendo a mobilidade urbana com bicicletas no
município de Maringá, Paraná, sinalizando para políticas de
conscientização e mudanças na infraestrutura no sentido de viabilizar o
uso deste meio de transporte e, assim, melhorar as condições nos
deslocamentos urbanos. Trata-se de uma crítica ao predomínio
automobilístico, que tem falhado em vários aspectos, pois as cidades
baseadas nesse modelo urbanístico se mostram mais custosas e poluídas
ambientalmente. Também será investigado o momento histórico em que se
consolidou a preferência pelo transporte individual motorizado em
detrimento dos demais, visto que Maringá já teve outro retrato nestes
aspectos. A metodologia adotada na pesquisa possui um caráter
multidimensional envolvendo o cruzamento de fontes a partir de: coleta
de dados estatísticos, pesquisa documental, levantamento bibliográfico,
análise comparativa e entrevistas semi-direcionadas, de forma a extrair
informações qualitativas dos depoentes. Também será abordado o direito
ao meio urbano, pois entendemos que o predomínio dos modais motorizados
nas vias impossibilita o cidadão ao seu “direito à cidade”, sendo assim,
é preciso ressignificá-la.
Palavras-chave
Geografia urbana; Mobilidade por bicicletas; Direito à cidade democratização do espaço urbano.