Cartografia, Geoprocessamento e Ensino de Geografia: Para Executar a Crítica
Resumo
Desenvolvemos o presente trabalho focado no desafio em
refletirmos a Cartografia e o Geoprocessamento para além da
técnica/tecnologia por meio de questões geográficas, políticas e
culturais, deste modo, objetivamos ampliar a discussão ao focarmos as
tecnologias e as técnicas da informação como metodologias capazes de
persuadirem a interpretação da realidade por meio da delimitação
espacial vinculada a produção de imagens. Refletimos sobre a
condição da produção das informações e como as mesmas podem ser
utilizadas consorciadas por interesses vinculados aos países
exploradores ou imperialistas e as multinacionais com sede nesses
países, ao mesmo tempo em que os próprios países explorados têm no poder
uma elite que organiza o território para seus próprios interesses.
Frisamos o papel importante do ensino de Geografia para efetivarmos a
formação de sujeitos críticos capazes de questionarem para além das
imagens e das técnicas/tecnologias da informação por meio de análises
espaciais comprometidas com a totalidade e realidade sem abdicar de
dados que confirmem os processos exploratórios e definhadores da
espacialidade e da sociedade brasileira.
Palavras-chave
técnicas e tecnologias da informação; imagem; geografia; ensino e poder
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PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente