O ESPAÇO DE REPRESENTAÇÃO DO FUTEBOL: UMA APREENSÃO DO FUTEBOL COMO UM ELEMENTO SOCIOCULTURAL E ESPACIAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um corpo
teórico-conceitual que possibilite que o futebol seja estudado como um
elemento sociocultural e espacial. Propõe- se um diálogo entre a
abordagem cultural em geografia, a teoria das representações sociais de
Moscovici (2003) e as formulações sobre o espaço de representação de
Lefébvre (1991), Soja (1996) e Gil Filho (2003). Foi a partir de uma
leitura das idéias destes autores que se formulou o
conceito de espaço de representação do futebol, composto por diversos elementos, que se dividem em categorias centrais (fato futebolístico, prática social do futebol e poder), categorias de mediação (símbolo, mito moderno, discurso, identidade futebolística) e reinos (política institucional, ethos futebolístico e paixão/afetividade).
conceito de espaço de representação do futebol, composto por diversos elementos, que se dividem em categorias centrais (fato futebolístico, prática social do futebol e poder), categorias de mediação (símbolo, mito moderno, discurso, identidade futebolística) e reinos (política institucional, ethos futebolístico e paixão/afetividade).
Palavras-chave
Espaço de representação; representações sociais; espaço de
representação do futebol; Representational space; social
representations; football representational space
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v11i0.7746
Direitos autorais
_____________________________________________
ISSN (IMPRESSO) 1516-4136 até 2008
ISSN (ELETRÔNICO) 2177-2738 a partir de 2009

Enviar artigo via e-mail 

