O estudo do meio: por um diálogo entre o conhecimento geográfico e a educação ambiental
Resumo
Este artigo defende que é preponderante o conhecimento e o cuidado do/com o ambiente do qual a humanidade faz parte e necessita em grande medida para (sobre)viver. Tem, na sua natureza, a preocupação com uma proposição nos níveis teórico, metodológico e prático, que viabilize um diálogo entre o conhecimento geográfico e a Educação Ambiental. Efetuando esse diálogo como objetivo da discussão, encontra-se no Estudo do Meio um celeiro propício pelo arranjo desses três níveis na configuração do exercício acadêmico e da prática pedagógica em Geografia. Para tanto, dentre as técnicas de pesquisas que validam o trabalho científico, a metodologia deste artigo está pautada na pesquisa bibliográfica no âmbito da literatura que versa sobre Ensino de Geografia e Educação Ambiental.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).