Heartland Sul-americano? Dos discursos geopolíticos à territorialização de um novo triângulo estratégico boliviano
Palavras-chave:
Bolívia, Heartland Sul-americano,
Triângulo estratégico boliviano, Pensamento
Geopolítico
Resumo
Do ponto de vista da geopolítica crítica as teorias da geopolítica sul-americana se destacam, já que exerceram grande influência na vida política dessa região. Dotada de uma diversidade de recursos naturais e variada fisiografia, a Bolívia chamou a atenção pelas perdas territoriais e de seu acesso ao mar. No pensamento geopolítico coexistem pelo menos três visões sobre a Bolívia. A primeira é a de que a Bolívia era um absurdo geográfico. A segunda visão apresentava a Bolívia como área estratégica de contenção entre Argentina e Brasil, a partir do conceito de triângulo estratégico boliviano. A terceira vertente vem afirmando que a Bolívia é uma área estratégica para a integração sul-americana. O presente estudo visa verificar as transformações da morfologia, função e estrutura territoriais na Bolívia de forma a distinguir quais desses postulados atualmente se aplicam no território boliviano.Downloads
Publicado
2011-12-30
Como Citar
Pfrimer, M. (2011). Heartland Sul-americano?
Dos discursos geopolíticos à territorialização de um novo triângulo
estratégico boliviano. GEOUSP: Espaço E Tempo (Online), (29), 131-144. https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2011.74192
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.