Pegada Ecológica: percepção de crianças em caminhadas na natureza
Resumo
O artigo tem por objetivo demonstrar o quanto crianças ficam
sensibilizadas ao serem confrontadas com as marcas que deixamos no
planeta. O estudo que o subsidia versa sobre a Pegada Ecológica
(Ecological Footprint), e a experiência prática se dá por meio de
caminhadas ecológicas com crianças de 9 a 10 anos de idade (4os e 5os
anos do ensino fundamental) na cidade de Guaratuba, Paraná. A pegada
ecológica foi pensada para nos ajudar a perceber o quanto de recursos da
natureza utilizamos para sustentar o nosso estilo de vida. Para o
estudo da percepção das crianças quanto às marcas deixadas por onde
passamos aplicou-se o questionário – já validado – da Ecological
Footprint e as crianças participantes foram avaliadas mediante a
pontuação obtida com a somatória de cada uma das respostas dadas às
questões sobre os componentes relevantes para o cálculo da pegada
ecológica: a energia elétrica em casa; a energia elétrica na escola; a
alimentação em casa; a alimentação na escola; a água; o consumo; o
transporte e a coleta seletiva de resíduos sólidos. A pontuação final
demonstra um valor bastante alto da pegada ecológica, ressaltando um
consumo desenfreado e revelando a forma de viver dessas crianças. Mas,
essencialmente, evidencia-se a percepção afetiva e valorativa dessas
crianças ao meio ambiente. Com esse resultado, constatou-se a
importância de atividades de Educação Ambiental para levar à
sensibilização quanto à preservação do meio ambiente e do planeta Terra.
Palavras-chave
Percepção infantil. Educação ambiental. Pegada ecológica. Sensibilização ambiental. Saúde e qualidade de vida.
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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