Formação inicial de professores: uma trajetória com permanências eivada por dissensos e impasses

Rosalina Batista Braga

Resumo


Este artigo discute a formação dos professores da educação básica à luz das representações sociais de escola básica, de docente e de alunos construídas na trajetória da escolarização brasileira.  Busca-se problematizar as propostas presentes na política educacional brasileira, em especial as perspectivas de mudanças na formação de seus docentes, presentes no parecer de maio/2000, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE), intitulado “Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior”. Para discutir os traços individualizadores presentes na representação do docente da escola básica, busca-se suas raízes no modelo verbalista construído no Brasil e suas relações com as referências de escolarizaçãoproposta como necessidade para a construção da sociedade moderna, assim como as principais formulações que objetivaram a superação daquela representação. Aqui são destacados alguns aspectos relativos à formação dos professores de Geografia.


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