MÍDIAS LOCATIVAS E REALIDADE AUMENTADA: POTENCIALIDADES PARA O ENSINO GEOGRAFIA NA CIBERCULTURA
Resumo
O surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação
ressignificam o modo de vida humano, a cultura e as relações com o
espaço. As mídias locativas, que agregam a um local específico um
determinado conteúdo informacional através do acesso à localização GPS,
fazem emergir novas espacialidades e potencialidades, como com o uso
tecnologia da realidade aumentada (RA), que tem sido difundida e
aperfeiçoada com os jogos e aplicativos lançados a cada dia, permitindo a
visualização de elementos virtuais no mundo real, em tempo real, o que
passa a promover novas possibilidades de interação entre esses elementos
e os usuários. Este artigo discorrerá sobre os usos da realidade
aumentada e suas potencialidades para a Geografia e o ensino
Texto completo:
PDFComissão Editorial
Programa de Pós-Graduação em Geografia Instituto de Geociências Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43113
91.540-000, Porto Alegre, RS, Brasil
Telefone: 55 51 3308 6569
Fax: 55 51 3308 9843
E-mail: para-onde@ufrgs.br