A concessão de rodovias paranaenses: um serviço público sob a ótica do lucro
Resumo
O artigo discute o processo de concessão de rodovias ocorrido no Paraná, confrontando-o com as teorias econômicas e com as
inconsistências de implementação e gestão que o norteiam. Defende-se a hipótese de captura do aparato regulatório tradicional pelo setor privado, que, desde o planejamento, esteve
envolvido na estruturação do Programa de Concessão de Rodovias do Paraná. As Teorias da Regulação e da Captura servem como um referencial importante na constatação de
ausência total de um marco regulatório para o processo.
inconsistências de implementação e gestão que o norteiam. Defende-se a hipótese de captura do aparato regulatório tradicional pelo setor privado, que, desde o planejamento, esteve
envolvido na estruturação do Programa de Concessão de Rodovias do Paraná. As Teorias da Regulação e da Captura servem como um referencial importante na constatação de
ausência total de um marco regulatório para o processo.
Palavras-chave
Regulação; concessão de rodovias; Setor rodoviário; Captura
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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