Praticando a interdisciplinaridade no ensino de geografia por meio das tiras em quadrinhos e cartuns

Vitor Ferreira de Souza, Drielle Caroline Izaias Juvino Souza

Resumo


Charges, cartuns e tiras em quadrinhos são alguns recursos didáticos que podem contribuir diretamente para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de geografia, pois focalizam temas inerentes da ciência geográfica para compreensão do contexto socioambiental das diferentes escalas (local, regional, nacional e global) do planeta. Nesta perspectiva, o presente artigo traz reflexões de uma prática pedagógica realizada em uma escola municipal de São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo, com dois 9º anos utilizando tiras em quadrinhos e cartuns com o intuito de potencializar a internalização de determinados conteúdos trabalhados em sala de aula. Durante a realização prática buscou-se dialogar com a disciplina de língua portuguesa, trazendo como foco dessa parceria a busca pela interdisciplinaridade, que trouxe desafios profícuos para a concretização da prática ao longo do caminho.

Palavras-chave


Ensino de Geografia; Ensino de Língua Portuguesa; Prática pedagógica. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p128

Direitos autorais 2017 GEOGRAFIA (Londrina)



 

Locations of visitors to this page

 

Geografia (Londrina)

ISSN: 0102-3888

E-ISSN: 2447-1747 

E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com