Praticando a interdisciplinaridade no ensino de geografia por meio das tiras em quadrinhos e cartuns
Resumo
Charges, cartuns e tiras em quadrinhos são alguns recursos
didáticos que podem contribuir diretamente para o processo de
ensino-aprendizagem no ensino de geografia, pois focalizam temas
inerentes da ciência geográfica para compreensão do contexto
socioambiental das diferentes escalas (local, regional, nacional e
global) do planeta. Nesta perspectiva, o presente artigo traz reflexões
de uma prática pedagógica realizada em uma escola municipal de São José
do Rio Preto, no Estado de São Paulo, com dois 9º anos utilizando tiras
em quadrinhos e cartuns com o intuito de potencializar a internalização
de determinados conteúdos trabalhados em sala de aula. Durante a
realização prática buscou-se dialogar com a disciplina de língua
portuguesa, trazendo como foco dessa parceria a busca pela
interdisciplinaridade, que trouxe desafios profícuos para a
concretização da prática ao longo do caminho.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Ensino de Língua Portuguesa; Prática pedagógica. Interdisciplinaridade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p128
Direitos autorais 2017 GEOGRAFIA (Londrina)
Geografia (Londrina)
ISSN: 0102-3888
E-ISSN: 2447-1747
E-mail: revista.geografia.uel@gmail.com