A CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIAS RELATIVAS POR MEIO DA LUTA POR EDUCAÇÃO DO CAMPO: AS FORMAS DE SUBORDINAÇÃO E INSUBORDINAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA RURAL
Resumo
Até esse momento da nossa pesquisa de doutorado – na qual estamos
realizando uma análise da implantação do Programa ProJovem Campo –
Saberes da Terra no estado da Paraíba, que se propõe a ser um programa
de política pública em Educação do Campo – viemos sustentando que o
capital por meio de projetos e programas de políticas públicas do Estado
se apropria da demanda da classe trabalhadora rural no campo e as
transforma mais uma vez em formas de subordinação desta classe. No
entanto, o que pudemos observar com o desenvolvimento da pesquisa é que
existem programas de políticas públicas que vêm sendo apropriados pelos
sujeitos “desde baixo”, que as utilizam como formas de recriação de suas
próprias formas de vida, tendo como centro de recriação o trabalho no
seu sentido ontológico. Para a construção deste artigo estamos nos
perguntando: o que são essas formas de apropriação? como elas podem
ofertar graus de autonomia relativa à esses sujeitos? é possível que a
classe trabalhadora organizada obtenha uma autonomia relativa em relação
ao capital por meio das formas de apropriação dos programas e projetos
de políticas públicas do Estado? Desta forma, faremos inicialmente uma
breve análise por dentro da corrente marxista dos conceitos de
autonomização, autodeterminação e autonomia relativa. Isso nos levará a
uma análise das ações dos sujeitos em luta por Educação do Campo que
perpassam as resistências/apropriação/ insubordinação às políticas
públicas nesse âmbito. Acreditamos que tais ações podem transformar-se
em ações de autonomias relativas por meio da reconstrução dessas
propostas educativas a partir dos próprios sujeitos “desde baixo”.
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ISSN: 1676-3025