A política educacional: do gabinete ao chão da escola
Resumo
Este texto visa contribuir com a discussão sobre a democratização
da gestão educacional a partir dos resultados da pesquisa Formação para
o Trabalho - Ensino de Primeiro Grau em Pernambuco, publicada pela
Fundação Joaquim Nabuco em 1996. Esse estudo teve como objetivo captar o
tratamento dado pela política educacional à questão do trabalho no
ensino de 1.o grau da rede pública estadual de Pernambuco e as
repercussões desta política na escola. Evidenciou-se, nessa pesquisa,
que existe grande distância entre o que as políticas educacionais
definem no âmbito central e regional e aquilo que realmente ocorre na
escola, reafirmando que não bastam intenções em nível
políticoeducacional para que aconteçam mudanças na prática escolar. As
múltiplas determinações às quais está submetida a educação é que definem
o seu modo de ser. No caso específico da pesquisa em questão, algumas
proposições da política educacional caminharam pelo lado oposto ao serem
concretizadas na escola. Observa-se que as políticas somente se
materializam quando encontram campo próprio nas expectativas da escola.
Palavras-chave
Política educacional, Escola, Trabalho
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R. Paranaense Desenv. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Curitiba, PR, Brasil, ISSN 2236-5567 (online) e ISSN 0556-6916 (impresso) - revista@ipardes.pr.gov.br
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