A geografia da população na escola: oficina com recursos didáticos diversificados
Resumo
O artigo apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem da população, visando que esta deixe de ser tratada, na Geografia Escolar, como algo abstrato, quantitativo e dissociado da vida dos estudantes. O trabalho é resultado de atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIB/CAPES). Ele segue os preceitos metodológicos da pesquisa-ação através de uma revisão bibliográfica que foi problematizada na oficina realizada em uma escola pública do município de Sobral/CE. Nesta prática, dados da população local foram coletados na internet e correlacionados às tabelas e pirâmides da população mundial disponíveis nos livros didáticos. A partir de uma abordagem multiescalar que integrou recursos didáticos diversificados, a pesquisa comprovou que é possível trabalhar a Geografia da População de forma interessante e prazerosa e ainda fomentar várias estratégias de ensino-aprendizagem que despertem nos alunos a reflexão crítica sobre o lugar e o mundo.
Palavras-chave
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).