Estudo das Disciplinas sobre Gênero e Sexualidade na Formação Inicial de Professores e Professoras de Geografia
Resumo
Em meio as atuais discussões políticas a respeito da educação e
do currículo, é que promovemos no âmbito do curso de formação inicial em
Geografia, o debate sobre a diversidade sexual, sobretudo, a
não-heterossexual, presente entre estudantes, docentes e funcionários do
espaço escolar. O objetivo da pesquisa é investigar a presença de
disciplinas no currículo de Geografia que abordam temas de gênero e
sexualidade. Com recorte ao espaço escolar, observamos que as relações
de poder da heteronormatividade são, sem questionamentos,
institucionalizadas na prática escolar diária. Sendo percebidos pelos
movimentos sociais, os estudos de gênero e sexualidade estiveram no
cerne de discussões sobre a educação brasileira, incluindo a Geografia
para reconhecimento e inserção da temática em suas abordagens.
Palavras-chave
Geografia; Gênero; Sexualidade; Espaço Escolar; Formação Inicial
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5212/Rlagg.v.8.i2.0012
Revista Latino-americana de Geografia e Gênero - UEPG
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