A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PSICOLOGIA HOSPITALAR, REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO NO TRABALHO COM CRIANÇAS COM LESÃO CEREBRAL
Resumo
THE INTERDISCIPLINARITY BETWEEN HOSPITAL PSYCHOLOGY, REHABILITATION AND EDUCATION IN WORK WITH CHILDREN WITH BRAIN INJURY
INTERDISCIPLINARIDAD ENTRE LA PSICOLOGÍA HOSPITAL, REHABILITACIÓN Y EDUCACIÓN EN EL TRABAJO CON NIÑOS CON LESIÓN CEREBRAL
Este trabalho busca apontar possíveis contribuições da atuação como psicóloga hospitalar de reabilitação para o processo de aprendizagem escolar e escolarização inclusiva de crianças com lesão cerebral, considerando relato de experiência das atividades desenvolvidas no Hospital Sarah de Neurorreabilitação, unidade de São Luís, Maranhão. Pauta-se, portanto, na perspectiva que evidencia a interdisciplinaridade entre as áreas da psicologia hospitalar, reabilitação e educação. Entende-se que os profissionais da psicologia hospitalar no contexto de reabilitação podem se constituir um pilar na rede de apoio necessária ao processo de escolarização inclusiva, ampliando a compreensão sobre o desenvolvimento global para os diversos agentes envolvidos na reabilitação.
Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Reabilitação; Educação; Infância.
ABSTRACT
This
work seeks to point out possible contributions of the performance as a
rehabilitation hospital psychologist for the school learning process and
inclusive schooling of children with brain injury, considering
experience reports of the activities developed at the Sarah Network of
Neurorehabilitation Hospital, São Luís, Maranhão. Therefore, it is based
on the perspective that evidences the interdisciplinary between the
areas of hospital psychology, rehabilitation and education. It is
understood that the professionals of hospital psychology in the context
of rehabilitation can constitute a pillar in the support network
necessary to the process of inclusive schooling, broadening the
understanding on the global development for the diverse agents involved
in the rehabilitation.
Keywords: Hospital Psychology; Rehabilitation; Education; Infancy.
RESUMEN
Este
trabajo busca identificar posibles contribuciones de actuar como un
psicólogo de rehabilitación del hospital para el proceso de aprendizaje
escolar y la educación inclusiva de los niños con lesión cerebral,
teniendo en cuenta experiencia en el informe de las actividades
desarrolladas en el Hospital de Neurorehabilitación Sarah, São Luís
unidad, Maranhão. Pautase por lo que desde la perspectiva que pone de
relieve las áreas interdisciplinares de psicología de la salud,
rehabilitación y educación. Se entiende que los profesionales de la
psicología de la salud en el contexto de rehabilitación pueden ser un
pilar en la red de apoyo necesario para el proceso escolarización
inclusiva, ampliando la comprensión del desarrollo global de los
diversos actores involucrados en la rehabilitación.
Palabras clave: Psicología de la Salud; Rehabilitación; La Educación; Infancia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p70-82
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |