ESPAÇOS DE CONSUMO E LAZER (SHOPPING CENTERS): uma discussão sobre a centralidade urbana e a fragmentação socioespacial
Resumo
CONSUMER AND LEISURE SPACES (SHOPPING CENTERS): a discussion on urban centrality and socio-spatial fragmentation
ESPACIOS DE CONSUMO Y OCIO (SHOPPING CENTERS): una discusión sobre la centralidad urbana y la fragmentación socioespacial
Este trabalho apresenta uma discussão teórica a respeito da centralidade urbana e a fragmentação socioespacial, considerando os shopping centers enquanto espaços privilegiados das práticas de consumo e lazer das classes médias e altas moradoras dos residenciais fechados. Para tanto, considera-se a expansão territorial das cidades e com ela a alteração do modelo centro-periferia, marcado por espaços cada vez mais seletos de consumo, possibilitados pelo desdobramento das áreas centrais e do surgimento de novas centralidades nas áreas periféricas das cidades, que se diferenciam e segmentam de acordo com a classe social, promovendo a fragmentação socioespacial. Como forma de entender este processo, discutimos num primeiro momento o conceito de centralidade, posteriormente a passagem do processo de segregação socioespacial ao processo de fragmentação socioespacial e, por fim, entendemos os shopping centers a partir de novas centralidades que estimulam e expressam o processo de fragmentação socioespacial, a partir das práticas espaciais das classes médias e altas que frequentam os shopping centers em busca de conforto, segurança, e possibilidade de permanecer entre os “iguais”.
Palavras-chave: Novas Centralidades; Segregação Socioespacial; Fragmentação Socioespacial; Shopping Centers; Práticas Espaciais.
ABSTRACT
This
paper presents a theoretical discussion about the urban centrality and
the social and spatial fragmentation, considering the shopping centers
as privileged spaces of the consumption and leisure practices of the
middle and upper classes living in closed dwellings. In order to do so,
we consider the territorial expansion of cities and with it the change
of the center-periphery model, marked by increasingly select spaces of
consumption, made possible by the unfolding of the central areas and the
emergence of new centralities in the peripheral areas of the cities,
which are differentiated and segmented according to social class,
promoting socio-spatial fragmentation. As a way of understanding this
process, we first discuss the concept of centrality, later the passage
from the socio-spatial segregation process to the process of
social-spatial fragmentation, and finally, we understand the shopping
centers from new centralities that stimulate and express the process of
social-spatial fragmentation, based on the space practices of the middle
and upper classes that attend shopping centers in search of comfort,
security, and the possibility of remaining among the “equals”.
Keywords: New Centralities; Socio-spatial Segregation; Socio-spatial Fragmentation; Shopping Centers; Space Practices.
RESUMEN
Este
trabajo presenta una discusión teórica acerca de la centralidad urbana y
la fragmentación socioespacial, considerando los shopping centers, en
cuanto espacios privilegiados de las prácticas de consumo y ocio de las
clases medias y altas moradoras de los residenciales cerrados. Para
ello, se considera la expansión territorial de las ciudades y con ella
la alteración del modelo centro-periferia, marcados por espacios cada
vez más selectos de consumo, posibilitados por el desdoblamiento de las
áreas centrales y del surgimiento de nuevas centrales en las áreas
periféricas de las ciudades, que se diferencian y segmentan de acuerdo
con la clase social, promoviendo la fragmentación socioespacial. Como
forma de entender este proceso discutimos en un primer momento el
concepto de centralidad, posteriormente el paso del proceso de
segregación socioespacial al proceso de fragmentación socioespacial y,
por fin, entendemos los shopping centers a partir de nuevas centrales
que estimulan y expresan el proceso de fragmentación socioespacial, a
partir de las prácticas espaciales de las clases medias y altas que
frecuentan los shopping centers en busca de confort, seguridad y
posibilidad de permanecer entre los “iguales”.
Palabras clave: Nuevas Centrales; Segregación Socioespacial; Fragmentación Socioespacial; Centros Comerciales; Prácticas Espaciales.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p122-144
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:
DOAJ | Periódicos CAPES | CLASE | BIBLAT | REDIB | LATINDEX | DIADORIM | SUMÁRIOS.ORG | RCAAP | CROSSREF | Google Scholar | LivRe!| LatinREV | Actualidade Iberoamericana | ResearchBib | OAJI.net | Scilit | DRJI | PBN | Scientific Indexing Services | PKP INDEX | OpenAIRE | Open Science Diretory - EBSCO | AGORA-FAO |Biblioteke Virtual | JIFACTOR | MIAR | JOURNAL FACTOR |