UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA EJA
Resumo
AN ANALYSIS OF THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN DIDACTIC MATERIALS OF EJA
UN ANÁLISIS DE LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA EN MATERIALES DIDÁCTICOS DE LA EJA
Trata-se de uma análise crítica que prioriza uma compreensão histórica sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Discute-se sobre o processo de institucionalização da EJA, ora presente e ora ausente nos documentos oficiais do Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se uma compreensão e uma análise dos materiais didáticos para o ensino fundamental da EJA, disponibilizados por uma instituição pública no município de Maringá-PR. A análise examina de maneira crítica como os temas da disciplina de Geografia estão dispostos e como são esenvolvidos. Interpretam-se as atividades propostas no material a fim de evidenciar quais são as dificuldades de compreensão do ensino de Geografia expostas pelos alunos adultos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Geográfico; Materiais Didáticos.
ABSTRACT
This
is a critical analysis that prioritizes a historical understanding
about Youth and Adult Education (Brazilian Portuguese: Educação de
Jovens e Adultos – EJA). It discusses about the process of
institutionalization of AYE, sometimes present and sometimes absent in
the official documents of Brazil. Next, we discussed about teaching
materials for elementary schools, available to students and young adults
in a public institution in Maringá-PR. The analysis examines how the
topics covered by geography discipline are arranged and how they are
developed and taught, and interprets the activities proposed in the
material, pointing out the difficulties that EJA students have in
understanding Geography.
Keywords: Youth and Adult Education; Geography Teaching; Teaching Materials.
RESUMEN
Un
análisis crítico es el que prioriza un acuerdo histórico sobre el
modalidad de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA. Es hablado de en
el proceso de institucionalización de EJA, algunas épocas actuales y las
otras épocas en que él / ella están ausentes en los documentos
oficiales de Brasil. Pronto después, las observaciones son comprendidas
en relación con los materiales didácticos para la enseñanza fundamental,
hicieron disponible los estudiantes Juventud y adultos de una
institución pública en el distrito municipal de Maringá-PR. El análisis
examina en una manera crítica, cuando los temas de la disciplina de
geografía son voluntarios y cuando son desarrollados. Es interpretado
las actividades propusieron matrimonio en la tela en orden a pruebas de a
pruebas, cuál son los apuros del conocimiento de la enseñanza de
geografía presentado por los estudiantes.
Palabras clave: Educación y Jóvenes y Adultos; Educación Geográfica; Materiales de Enseñanza.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n8p52-69
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
ISSN 2446-6549
INDEXADORES, BASES BIBLIOGRÁFICAS, DIRETÓRIOS, CATÁLOGOS, REPOSITÓRIOS:
DIADORIM | REDIB | CLASE | DOAJ | Latindex | RCAAP | DRJI | OAJI | LatinREV | ResearchBib | Crossref | LivRe! | Sumários.org | Catalogue SUDOC | Scilit | BibliotekeVirtual | MIAR | PBN | JIFACTOR | Jornal Factor