A geografia na visão de mundo dos alunos: relatos de uma experimentação metodológica de ensino em São Luís, Maranhão
Resumo
O presente trabalho aborda uma experimentação metodológica sobre o ensino da Geografia escolar com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino em São Luís – MA, através dos conhecimentos geográficos construídos através do espaço vivido dos alunos. O trabalho foi realizado na escola Barjonas Lobão por graduandos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017 e teve como objetivo a aproximação dos graduandos com a realidade escolar. Este contato resultou na produção de mapas, por meio da cartografia social, onde os alunos representaram suas realidades. Concluiu-se que os alunos tem preferência por aulas que fujam da metodologia tradicional e que possam ajudar a compreender e atuar no seu cotidiano.
Referências
CALLAI, Helena Copetti. A Formação do Profissional da Geografia: O Professor. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e Práticas de Ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
Rede Globo de Televisão. Cidade dos Homens: A Coroa do Imperador. Vídeo web, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lJalr9owCwo. Acesso em 15 mar 2017.
Rede Globo de Televisão. Cidade dos Homens: Correio. Vídeo web, Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NPuL51MSdgU. Acesso em 02 jun 2017.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 2. Ed. São Paulo: Edusp, 2007.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Fobópole: o medo generalizado e a militarização da questão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Palavras-chave
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).