ENSAIO SOBRE PRÁTICAS SUBVERSIVAS CONTRA A PEDAGOGIA DO DESASTRE: “DELEUZE E GUATARRI E FILOSOFIA E GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO”
Resumo
Nosso ensaio não discute os problemas pedagógicos decorrentes da
já reconhecida infraestrutura pobre e inadequada de nossas instituições
de ensino básico. Analisamos a problemática pedagógica a partir da
dimensão do pensamento, isto é, da tradição do pensar filosófico e
científico que sustenta as práticas educacionais, particularmente no
campo do ensino de Geografia. A pedagogia do desastre, hegemonicamente
praticada, é caracterizada por tentar fazer dos estudantes cópias de um
modelo ideal, pois institui em seus processos um dever-ser.
Baseando-nos, sobretudo, no pensamento filosófico de Deleuze e Guatarri,
com pitadas nietzscheanas, procuramos evidenciar que são possíveis
outras pedagogias e outras formas de ensinar Geografia a partir,
sobretudo, do exercício da liberdade do pensar.
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PDFDOI: https://doi.org/10.30612/el.v4i7.2676
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