Jovens escolares e a cidade: concepções e práticas espaciais urbanas cotidianas
Resumo
Esse texto traz resultados parciais da pesquisa “Aprender a
cidade: uma análise das contribuições recentes da Geografia Urbana
brasileira para a formação de jovens escolares” que tem como objetivo
geral analisar a contribuição das produções recentes da Geografia urbana
brasileira sobre cidade, urbano e os principais desafios para a
construção desses saberes por jovens escolares. Para levar a cabo tal
propósito, buscou-se desenvolver atividades com alunos de escola pública
que permitissem conhecer percepções e práticas urbanas dos próprios
jovens escolares, considerando que o aluno é sujeito ativo no processo
de ensino/aprendizagem, e como tal tem de ser considerado em seus
saberes, em sua subjetividade e em seu desenvolvimento cognitivo.
Palavras-chave
Ensino de Geografia; Jovens escolares; espaço urbano
Texto completo:
PDFCaderno Prudentino de Geografia - ISSN: 2176-5774
Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Presidente Prudente